Serviço Experimental Cipó

O SE-CIPÓ é um projeto na RNP, sendo resultado do projeto RedeH/FuturaRNP realizado entre 2008 e 2010. Seu objetivo é prover a criação automática de circuitos virtuais com largura de banda definida, obedecendo ao agendamento do usuário realizado por meio de uma interface web.

O serviço torna possível a operação de uma rede híbrida, onde algumas aplicações especiais que necessitem de alto tráfego, como física de altas energias, meteorologia e transmissões de vídeo em superalta definição tenham seu fluxo separado dos demais através da criação de um circuito virtual, com garantia de banda fixa.

Para a realização do projeto, a solução escolhida foi a OSCARS, utilizada pelas redes norte-americanas Internet2 e ESNet, sendo criada a rede experimental Cipó, que interliga os equipamentos participantes.

O projeto requer que a RNP, os PoPs e os clientes implantem uma série de componentes que fazem parte da infraestrutura do serviço. O PoP-ES  participa e apoia o SE-CIPÓ. Para obter mais detalhes ou solicitar participação na rede experimental envie um email para noc[em]pop-es.rnp.br.