Sobre

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) opera um serviço de backbone para atender às comunidades acadêmica e de pesquisa, oferecendo acesso à Internet através dos seus pontos de presença (PoPs) regionais. Os PoPs da RNP, que compõem o seu backbone nacional, estão presentes em todas as 27 unidades da Federação. O PoP-ES está localizado em Vitória, no Prédio do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal do Espírito Santo.

O Ponto de Presença da RNP no Espírito Santo tem por função básica manter, operar e coordenar ações na Internet acadêmica no Estado do Espírito Santo, servindo como ponto de acesso das instituições usuárias da RNP ao backbone da Rede Ipê. Além disso, o PoP-ES disponibiliza diversos serviços relacionados à manutenção, à gerência, ao planejamento e ao desenvolvimento de redes avançadas.
Instituições Conectadas

Via ipê





NOC Metrovix

Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e, tem como objetivo, implementar redes de altas velocidades nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. No Espírito Santo, esta rede é a Metrovix, que conta com cerca de 49km de extensão e interliga diversas instituições de ensino e pesquisa consorciadas, além de contar com organizações parceiras como a Escelsa, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.
A gerência e operação da rede está sob responsabilidade da Universidade Federal do Espírito Santo, e o PoP-ES é centro de operação da rede (do inglês, network operation center - NOC) responsável pela gerência da infraestrutura física e lógica do backbone acadêmico.
A rede física é composta por um conjunto de fibras que contornam o município de Vitória, conforme figura ao lado. As fibras utilizadas conectam as instituições de ensino na rede acadêmica, e também são utilizadas pelas instituições parceiras que implementam suas redes próprias. Atualmente, a manutenção física do backbone está sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Prodest.
A rede lógica acadêmica é composta por uma infraestrutura MetroEthernet com velocidade gigabit compartilhada entre as instituições de ensino e pesquisa conectadas ao PoP da RNP. A rede conta com monitoramento constante, compartilhada com a infraestrutura do PoP-ES, e atuações para provimento de conectividade lan-to-lan entre os participantes, além de acesso à Internet às instituições qualificadas junto à RNP.

RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa. Desde 2002, é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).
A RNP provê aos seus clientes um serviço de rede moderno e de alto desempenho, aliado a um portfólio de serviços de comunicação e aplicações de colaboração a distância como suporte às suas atividades em educação e pesquisa. Está presente em todas as unidades da federação através de 27 Pontos de Presença, que formam a espinha dorsal da rede acadêmica nacional, a rede Ipê.
O Ponto de Presença da RNP no Espírito Santo tem por função básica manter, operar e coordenar ações na Internet acadêmica no Estado do Espírito Santo, servindo como ponto de acesso das instituições usuárias da RNP ao backbone da Rede Ipê.
Trata-se de uma infraestrutura de rede óptica à qual 1.522 campi e unidades nas capitais e no interior estão conectados e por onde trocam grande volume de dados e informações em âmbito global. Essas organizações que compõem a RNP são as principais instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação do Brasil, abrangendo principalmente universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus.

Trabalhos Realizados

Trabalhos realizados pelo, ou em parceria com, o PoP-ES/RNP.



Artigos Publicados






Dissertações de Mestrado








Equipe


Disponibilidade



Av. Fernando Ferrari, Nº 514, Campus Universitário Alaor Queiroz de Araújo, NTI- Núcleo de Tecnologia da Informação, Goiabeiras. Vitória. Espírito Santo. 29075-910. Brasil.



(27) 4009 2257 & (27) 3020-2206

O PoP-ES se localiza no NTI da UFES.