DNS Secundário

DNS (Domain Name System - Sistema de Resolução de Nomes) é um recurso usado em redes TCP/IP que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço IP. É ele que permite o uso de nomes (também chamados de domínios) ao invés dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados, organizados de forma hierárquica, distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome.

O PoP-ES disponibiliza o serviço de DNS secundário para as zonas pertencentes a seus clientes, caso exista interesse das instituições. Em caso de falha do servidor de DNS primário, o secundário responderá aumentando a confiabilidade da rede. Este serviço se torna necessário para registro do DNS reverso, caso a instituição não possua dois servidores de DNS distintos exigidos por norma para efetuação deste registro.

Atualmente, o PoP-ES também disponibiliza a seus clientes, em caso de necessidade e em caratér temporário, a utilização de seu servidores DNS para consultas recursivas para as redes de instituições clientes.

Caso sua instituição seja cliente do PoP-ES e necessite da utilização dos servidores DNS do PoP-ES, leia os documentos abaixo que contém todas as premissas de utilização do serviço e entre em contato com a equipe do PoP-ES atráves do email noc[em]pop-es.rnp.br e descreva sua solicitação.

Documentos:

Serviço de DNS Secundário PoP-ES/RNP - v1.1
Cadastramento de DNS reverso