Ações e Parcerias

Para alcançar os objetivos estabelecidos, além das atividades primárias, o PoP-ES também mantém ações e atividades realizadas em parceria com órgãos e instituições. Abaixo, temos a síntese de algumas delas e os respectivos parceiros.

____________________________________________________________________________

  • NIC.BR (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR)

Dentre as atividades do NIC.BR, o PoP-ES colabora com o CEPTRO.Br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações) no projeto PTTMetro, e com o CERT.Br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança do Brasil) no projeto de Honeypots Distribuídos.

O PoP-ES mantém colaborativamente o PIX-RNP, no PTTMetro-Vitória. O PTT é o Ponto de Troca de Tráfego, cujo objetivo é regionalizar o tráfego por meio de um ponto comum de conexão dos sistemas autônomos regionais. Esta ação visa à melhora na qualidade da Internet no Espírito Santo, uma vez que viabiliza redução de custos para interconexão de provedores de acesso à Internet e melhora na qualidade da comunicação entre estes provedores. O ASN1916 da RNP se conecta ao PTT-Vitória por meio de um link gigabit. Mais informações podem ser obtidas em vix.ptt.br.

 

Consórcio Brasileiro de Honeypots

____________________________________________________________________________

  • Núcleo de Processamento de Dados/UFES

Em parceria com o NPD da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), responsável pelos recursos de tecnologia da informação da Universidade, é mantido o serviço de espelhamento de repositórios.  Isto permite aproximar  o conteúdo dos usuários do Estado, devido à conexão direta ao PTT-Vitória.

Atualmente estão disponíveis os seguintes espelhos:

Mirror Softwares Livres

O CentOS é uma distribuição Linux de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project.

http://centos.pop-es.rnp.br/ ou http://centos.ufes.br

Atualmente, a TDF oferece o LibreOffice que é uma suíte de aplicativos livre multiplataforma para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument (ODF) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Alguns formatos legados que não são mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo LibreOffice.

http://tdf.pop-es.rnp.br/ ou http://tdf.ufes.br