NOC Metrovix

Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e, tem como objetivo, implementar redes de altas velocidades nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. No Espírito Santo, esta rede é a Metrovix, que conta com cerca de 49km de extensão e interliga diversas instituições de ensino e pesquisa consorciadas, além de contar com organizações parceiras como a Escelsa, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

A gerência e operação da rede está sob responsabilidade da Universidade Federal do Espírito Santo, e o PoP-ES é centro de operação da rede (do inglês, network operation center - NOC) responsável pela gerência da infraestrutura física e lógica do backbone acadêmico.

A rede física é composta por um conjunto de fibras que contornam o município de Vitória, conforme figura ao lado.  As fibras utilizadas conectam as instituições de ensino na rede acadêmica, e também são utilizadas pelas instituições parceiras que implementam suas redes próprias. Atualmente, a manutenção física do backbone está sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Prodest.

A rede lógica acadêmica é composta por uma infraestrutura MetroEthernet com velocidade gigabit compartilhada entre as instituições de ensino e pesquisa conectadas ao PoP da RNP. A rede conta com monitoramento constante, compartilhada com a infraestrutura do PoP-ES,  e atuações para provimento de conectividade lan-to-lan entre os participantes, além de acesso à Internet às instituições qualificadas junto à RNP. Informações sobre estatísticas de utilização da rede podem ser obtidas no Panorama de Tráfego.