Visita técnica do Instituto Federal Fluminense campus Quissamã

em 27 de abril de 2016

Os alunos do curso técnico de informática integrado ao ensino médio, do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Quissamã, visitaram o PoP-ES e alguns laboratórios da UFES no último dia 07 de abril. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de operação do PoP, além de reforçar alguns conhecimentos práticos. É a primeira vez que o Ponto de Presença do ES recebe uma visita técnica de uma turma de outro Estado do País. O campus IFF-Quissamã fica a cerca de 300 Km de Vitória-ES.

IMG-20160407-WA0017

Pela manhã a visita foi na UFES, abrangendo os laboratórios LabTel e o NERDS, da engenharia elétrica e da computação, respectivamente. Na parte da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o modo de trabalho do PoP-ES. Foi feita uma palestra institucional, e em seguida houve uma visita às dependências do Ponto de Presença. Com isso foi possível reforçar alguns conhecimentos sobre redes de computadores, Internet, pontos de troca de tráfego e gerência de redes.

O feedback foi positivo tanto dos alunos como dos professores, motivados pelo contato com as aplicações práticas dos conceitos aprendidos em sala de aula. Para o PoP-ES foi uma ótima oportunidade de cativar os estudantes na área de redes de computadores, principalmente compartilhando uma visão mais detalhada de como a Internet de fato acontece.

 

IMG_1840mIMG_1870-21 IMG_1894