20º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI)

em 5 de novembro de 2014

Nos dias 20 a 24 de outubro de 2014 aconteceu no Belo Horizonte Othon Palace, em Belo Horizonte (MG), o 20º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação representando as organizações usuárias da rede acadêmica nacional, a Ipê, e os 27 Pontos de Presença (PoPs) da RNP em todo o país se encontraram e puderam se manter atualizados sobre as últimas novidades em tecnologia de redes.

Durante o evento, foram oferecidos cursos rápidos e inéditos , apresentados especialmente para o encontro com uma abordagem prática. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a bate-papos sobre Segurança, Serviços, Infraestrutura e Governança, Pesquisa e Desenvolvimento, Operação de Redes e Pontos de Presença.

sci_bh media

Bate-Papo dos PoPs

 O PoP-ES, representado pelo analista Rômulo Furtado, participou do bate-papo dos PoPs que teve como destaque os resultados do projeto Excelência dos Pontos de Presença (PoPs). Participou também deste bate-papo o representante do PoP Paraná ( PoP-PR), Christian Lyra, que fez uma retrospectiva do trabalho dos PoPs e o representante do PoP Bahia (PoP-BA), Ítalo Brito, que falou sobre as boas práticas na configuração do serviço LDAP.

O analista do PoP-ES, Rômulo Furtado, falou sobre a automatização do processo de tratamento de incidentes de conectividade. “Temos o sistema de alerta, mensagem e tíquete. Toda vez que temos um incidente, o sistema promove a abertura de um tíquete, que precisa ser tratado. Uma vez tratado, para evitar problema de RT mal preenchido, validamos os campos e, depois disso, confirmamos fechamento do tíquete. (...) Conseguimos validar os campos on demand e compilar os dados, para apresentá-los de maneira automatizada”, detalhou Rômulo.

Fonte: http://sci.rnp.br